Desenho de aviõezinhos de papel. Todos são brancos e seguem para o mesmo sentido (à direita). Apenas um é vermelho e em vez de ir reto, está subindo, apontado para cima e mais alto que os outros.

Cultura da inovação: saiba o que é preciso para implementar

Podemos dizer sem medo de errar que “cultura da inovação” é umas das expressões que mais vêm sendo utilizadas no mercado atualmente. Todas as empresas querem alcançar o sucesso e ser reconhecidas por sua capacidade de inovar, de encontrar soluções ousadas e inesperadas e de se diferenciar dos concorrentes.

Entretanto, é preciso estar atento: a cultura da inovação não é, de forma nenhuma, um discurso vazio. Quando aplicada em uma organização, pode ser responsável por ótimos resultados e conquistas.

Justamente por isso, é fundamental que as empresas entendam o conceito e percebam como podem aplicar realmente essa ideia em seus processos e tarefas. Neste artigo, vamos discutir o que é a cultura da inovação e como implementá-la em sua organização. Acompanhe as dicas e bom trabalho!

O que é a cultura da inovação?

A cultura da inovação pode ser entendida como uma nova forma de trabalhar e de enxergar os processos internos e externos de uma empresa. Vai muito além de ter novas e boas ideias e tem a ver com a capacidade de aplicar um pensamento inovador em todas as áreas da organização.

Para funcionar efetivamente, essa cultura deve fazer parte do DNA da empresa. Ou seja, deve ser um objetivo de todos os colaboradores, que percebem a sua importância para uma diferenciação no mercado e para conquistas cada vez mais importantes.

Afinal, um ambiente fértil para o surgimento de novas ideias é sempre muito mais promissor e relevante, não é mesmo? A abertura para uma postura mais questionadora e corajosa traz, eventualmente, resultados surpreendentes para a empresa.

Como implementar a cultura da inovação na empresa?

Implementar essa cultura dentro da empresa deve ser um objetivo comum a todos os gestores. Assim, será possível adotar mudanças na rotina e algumas posturas que serão estratégicas para a construção de um ambiente mais propício à inovação.

Acompanhe as dicas abaixo e se prepare para uma empresa mais ousada e surpreendente em todos os sentidos!

1. Dê espaço para novas ideias

A cultura da inovação precisa de um ambiente propício para acontecer, o que significa que a empresa deve oferecer todas as condições necessárias para que os colaboradores busquem a inovação.

Trata-se de uma postura que deve ir muito além do discurso: incentive os colaboradores a expressarem as suas ideias, celebre as conquistas, mostre os resultados de posturas inovadoras. Enfim, construa um espaço onde o diálogo é bem-vindo e todos se sentem convidados a expressarem os seus pensamentos.

2. Use e abuse dos aplicativos

Inovação tem tudo a ver com tecnologia. Uma empresa que busca se destacar pelo seu pensamento contemporâneo e ousado precisa saber aproveitar o melhor dos avanços tecnológicos, que nos surpreendem a cada dia.

E, nesse cenário, uma das questões mais importantes são os aplicativos, que podem ser de grande ajuda para diminuir as burocracias dentro da empresa, deixando mais tempo para que os funcionários repensem seus processos, escolhas e formas de trabalho.

3. Acompanhe as tendências do mercado

Ao mesmo tempo em que inovação tem tudo a ver com originalidade, ela também está relacionada à habilidade dos gestores de acompanhar as tendências e principais acontecimentos do mercado.

Por isso, informação é tudo! Reserve um espaço no seu dia de trabalho para se informar, buscando compreender quais são as estratégias e soluções que têm funcionado para outras empresas, refletindo sobre como elas podem ser úteis também no seu universo. Se inspire no mundo para deixar a sua empresa cada vez melhor.

4. Incentive a criação coletiva

Pode ter certeza: a cultura da inovação só acontece em um espaço em que as pessoas sabem e gostam de trabalhar em equipe. Inovar significa, entre outras coisas, ter a capacidade de unir ideias diferentes em busca de um objetivo comum.

Incentive os seus colaboradores a trabalharem juntos, trocando ideias e opiniões num contexto em que os resultados vão ser benéficos para todos os envolvidos. Uma coisa é certa: é impossível inovar sozinho.

5. Dê o exemplo

Um dos pontos mais importantes para a implementação da cultua de inovação é o exemplo. Os gestores devem atuar como lideranças no processo, adotando eles próprios uma postura inovadora e questionadora sempre.

Lembre-se de que os colaboradores de uma empresa vão seguir as posturas e modelos mentais de seus líderes. Portanto, de nada adianta pregar a inovação se ela não estiver presente em suas escolhas, das menores e mais triviais até aquelas mais significativas dentro da organização.

6. Faça todo dia um pouco

O processo de construção e implementação de uma cultura da inovação deve ser contínuo e não pode parar. Enquanto gestor, lembre-se de que é sua responsabilidade manter os colaboradores motivados e engajados com esse objetivo. Então, a cada dia busque trazer uma nova ideia ou conceito para a empresa, mostrando ao time como a inovação pode e deve acontecer.

7. Determine os objetivos e avalie os resultados

Toda mudança na organização deve acontecer com um objetivo por trás. Afinal, mudar por mudar não leva ninguém a lugar nenhum, não é mesmo? É justamente por isso que, ao implementar a cultura da inovação na sua empresa, é importante determinar os objetivos daquela transformação.

Pode ser aumentar o número de clientes, diminuir os gastos fixos ou ampliar a percepção da marca em um contexto cada vez mais competitivo. Enfim, as possibilidades são múltiplas: o importante é ter consciência do que se busca.

Depois disso, é fundamental também avaliar os resultados, para ter um acompanhamento e uma avaliação. Questione se as mudanças efetuadas estão trazendo os resultados esperados para a empresa. Em caso positivo, celebre as conquistas com a sua equipe e, em caso negativo, não desanime. Continue buscando soluções inovadoras para a sua empresa. Uma hora os resultados vão aparecer!

8. Não tenha medo de errar

Para inovar, é preciso coragem. Nem sempre você e o seu time vão acertar nas escolhas, mas o importante é perceber que o erro também faz parte do processo. O desafio aqui é corrigir a rota, recuperando os resultados e saindo mais forte do processo. Não tenha medo: seja ousado, criativo e inovador e prepare-se para colher os frutos dessa decisão.

A cultura da inovação é, sem dúvida um grande diferencial competitivo das empresas nos dias atuais. Agora que você já sabe como colocar essa mudança em prática dentro da sua organização, é só se preparar para colher os bons resultados!

Para ficar por dentro de novidades que podem ajudar nos processos de gestão e nos resultados da empresa, que tal curtir a nossa página no Facebook? Estamos também no Twitter e no Google+.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *