pessoas-no-trabalho-rindo-motivação

Análise comportamental: solução pode impulsionar seu time

Cada pessoa tem uma personalidade única e isso é inegável. Essas características reunidas ao ambiente geram reações e comportamentos variados. Conhecer o perfil dos colaboradores que compõem o seu time é a chance de potencializar resultados e estruturar a empresa e os cargos de acordo com as especificidades de cada um.

Essa metodologia é conhecida como análise comportamental ou análise do comportamento e foi desenvolvida pelo psicólogo B. F. Skinner. Amplamente usada em empresas essa é uma ferramenta importantíssima desde o setor de recursos humanos até o dia a dia da operação.

O Blog 99 Empresas conversou com a psicóloga Mariane Moraes, que atua na área de recursos humanos e foca na gestão de pessoas de forma estratégica e humanizada, identificando as potencialidades dos colaboradores. Ela trouxe dicas e visões interessantes sobre o tema.

Então, reserve cinco minutinhos do seu dia e confira as dicas da especialista que com toda certeza irão ajudar no dia a dia da sua empresa também. E quem sabe, aquele problema que você tem se esforçado para resolver não comece a sua solução por uma boa análise do comportamento da equipe?

O que é uma análise comportamental e qual o seu objetivo?

Mariane Moraes: Uma análise comportamental é basicamente uma avaliação dos comportamentos das pessoas e a relação com o meio no qual estão inseridas. São analisadas as características individuais e em grupo e a forma como reagem aos estímulos e agem em determinadas situações, resultando em um entendimento das características e comportamentos predominantes.

Qual a relação do ambiente com o comportamento de uma equipe?

Mariane: O ambiente tem grande relação com o comportamento de uma equipe. Cada indivíduo tem sua maneira de pensar, agir e reagir – e isso se estende ao meio corporativo. Enquanto líder, saber como gerenciar os comportamentos dos integrantes de uma equipe e buscar oferecer um ambiente que proporcione sucesso para cada um deles faz toda a diferença. A análise Comportamental favorece esse cenário oferecendo insumo aos líderes referentes a como lidar e desenvolver cada pessoa de sua equipe, auxiliando a pensar em ações que possibilitem ajustar práticas inadequadas e visando o desenvolvimento humano. 

Você vai gostar também: Gestão do conhecimento pode ajudar a sua empresa a crescer

Como fazer uma análise comportamental e qual sua importância?

Mariane Através do mapeamento comportamental é possível identificar os perfis comportamentais, que são:

  •  Competências;
  •  Modelos mentais;
  •  Motivações;
  •  Preferências;
  • Restrições.

Ao identificar competências tais como: inteligência emocional, poder de comunicação, pensamento criativo e capacidade de tomada de decisão, o líder poderá fazer uma gestão de pessoas mais eficaz proporcionando um crescimento profissional e pessoal e objetivando um desempenho melhor de suas funções no ambiente de trabalho.

Aprenda Como Ter Times Mais Motivados E Menos Estressados!

Quais os principais tipos de análises comportamentais e como aplicar?

Mariane: A primordial delas é a observação dos comportamentos em diferentes configurações e em diferentes processos de trabalho. Dessa forma entendendo a relação entre função e comportamento, a fim de mensurar tais características, as análises comportamentais acontecem por meio de ferramentas ou métodos aplicados periodicamente, que auxiliam a verificar adequação ao cargo, identificar e desenvolver altos potenciais, garantir ajuste para equipe e cultura da empresa, minimizando ao máximo possíveis atritos e/ou inadequações.

Como pensar nos planos de ações após realizada a análise comportamental? 

Mariane: Após identificar quais tipos comportamentais fazem parte de um time, podemos constatar o funcionamento cognitivo, de aprendizagem, motivações e possíveis gaps de performance. Tendo isso como base, conseguimos perceber quais são as necessidades daquele grupo, seja de um treinamento para desenvolvimento de sua soft skill, hard skill ou se precisará de um melhor entendimento sobre a cultura da empresa.

Agora que você já sabe o que é análise comportamental, que tal começar a usar esse método no RH da sua empresa? Comente os resultados neste post!

Sua empresa usa transporte corporativo? Sabia que com a 99 Empresas tudo pode ficar mais prático e econômico? Clique aqui e descubra como!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *