painel-financeiro-gráfico

6 indicadores financeiros que você precisa ter sempre à mão

Os indicadores financeiros são as principais ferramentas usadas para medir e acompanhar a saúde financeira da empresa. Usando-os da maneira correta é possível reduzir custos, fazer projeções e planejamentos estratégicos baseados em dados concretos.

No artigo de hoje, vamos trazer as principais dicas sobre o assunto e que irão ajudar a acompanhar o histórico financeiro e criar metas que realmente se encaixem à realidade financeira do seu negócio. Confira.

6 indicadores financeiros para manter uma empresa

  1. EBITDA – LAJIDA

O EBITDA, sigla para a frase em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Este é um importante indicador e se trata da renda líquida da empresa antes de pagar as principais taxas, juros e impostos.

Também conhecida como LAJIR – Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda). Esse indicador ajuda a calcular o lucro operacional líquido e as margens de ganhos e perdas nele.

  1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a lição diária de todo empreendedor. Se você está errando ou tem dúvidas nisso, as chances de estar falhando em alguns aspectos é grande! Esse indicador financeiro aponta o quanto entra e saí de capital na empresa diariamente e é uma das principais engrenagens de todos os empreendimentos.

Receba Dicas Exclusivas Para Ter Mais Crescimento Na Sua Empresa!

  1. Custos fixos e variáveis

Saber separar o que é custo fixo e variável também é um dos primeiros passos para controlar bem os indicadores financeiros. Os primeiros se devem aos gastos que não mudam como, aluguel, salário de colaboradores e serviços contratados que não passem por reajustes. Já os variáveis podem estar ligados à produção ou alguma eventualidade.

Veja também: Gestão do conhecimento pode ajudar a sua empresa a crescer

  1. Roic

O ROIC também é uma sigla em inglês, ela significa (Return on Invested Capital), em português: Retorno do capital investido. Esse indicador é capaz de trazer um panorama geral do quanto a sua empresa progrediu ao longo do tempo.

Basicamente é constituído por meio da subtração dos dividendos sobre o líquido total. O resultado será o retorno sobre o investimento de todo o capital feito na sua empresa.

  1. Ponto de equilíbrio

Só aprendemos a andar depois que conseguimos nos equilibrar, é assim com o desenvolvimento humano e com as empresas também. Mas deixando as analogias de lado, esse indicador representa o equilíbrio e capacidade de pagar todos os gastos fixos e variáveis e não ficar no vermelho.

Somente depois de criar um bom ponto de equilíbrio e faturar acima dele que a sua empresa terá lucro real!

  1. Valor da empresa

Você sabe o quanto custa o seu negócio? Esse indicador aponta a soma de todos os seus ativos, bens, investimentos, acionistas e credores. Projeções financeiras e a capacidade de ganhar mercado e gerar capital também agregam mais valor à sua empresa e são um adicional além dos bens.

Gostou do conteúdo? Comente sua opinião e quais os indicadores financeiros está usando atualmente na sua empresa!

Precisando reduzir custos? Saiba como a 99 Empresas pode ajudar a poupar com o transporte de colaboradores e ainda deixar tudo mais prático! Clique aqui e confira!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *