Equipe de trabalho diversa durante reunião

Sexismo no trabalho: Identifique e saiba como lidar com esse problema

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no trabalho e na sociedade. No entanto, algumas posturas ainda podem fazer com que empresas reproduzam sexismo em seus ambientes de trabalho. A igualdade entre os gêneros é sempre um avanço e ficar atento à esta questão fará sua organização ser mais plural e criará um ambiente motivador para os colaboradores em geral.

Cada detalhe é indispensável nessa jornada de oportunidades igualitárias para ambos sexos. Então, fique de olho neste artigo e confira dados e dicas sobre este tema que faz toda a diferença e deve ser tratado com muita atenção para evitar injustiças.

Igualdade no trabalho pode começar pelo salário

Você está atento se a remuneração paga às mulheres e aos homens na mesma função é igual? Esse é um detalhe que pode passar despercebido, talvez pela falta de espaço para que os colaboradores peçam aumento ou salários iguais.

O que deve determinar a diferença no orçamento dos funcionários deve ser o cargo e as responsabilidades atribuídas a cada um.

Pode parecer simples, mas o mercado de trabalho no Brasil ainda é muito desigual. As mulheres com ensino superior completo recebem 37% menos do que homens com o mesmo grau de formação, de acordo com os dados do Relatório Oxfam Brasil.

Dê voz a todos

Ouvir os colaboradores de forma igual é de fato levar em conta o que eles têm a dizer e respeitar suas opiniões. É claro, talvez ao ler este texto você afirme que isso já existe na sua empresa. Mas o manterrupting, por exemplo, que ocorre quando homens interrompem mulheres no meio da fala, pode ser uma realidade dura vivida pelas mulheres no seu time e fora dele.

Tanto, que na própria Casa Branca, nos Estados Unidos, esse já foi um assunto em pauta e que buscava ampliar as vozes das profissionais que trabalhavam no governo na época da gestão de Barack Obama.

Outro termo que também tem ganhado notoriedade nos últimos tempos é o mansplaining. A expressão em inglês é atribuída para situações em que homens explicam às mulheres coisas óbvias e que elas já sabem. Para evitar esse tipo de situação é importante sempre ouvir as profissionais antes de emitir opiniões ou ajudá-las com dúvidas.

Crie políticas em sua empresa para que esse tipo de atitude não aconteça em reuniões e outros momentos em que as profissionais estão expondo suas opiniões e ideias. Caso aconteça, oriente separadamente e delicadamente os colaboradores que fizeram isso para que não tomem mais atitudes assim.

Diversidade sempre!

Uma empresa plural só lhe trará ganhos! Diversas visões e experiências de mundo podem ajudar a entender melhor o consumidor e o mercado. Invista nisso e tenha pessoas de ambos os sexos, culturas e pensamentos.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o nossos blog e saiba como a 99 Empresas pode te ajudar no transporte corporativo clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.