pista-de-corrida

Como criar e analisar a vantagem competitiva da sua empresa

Diversas empresas lutam para ocupar a posição de liderança no mercado, terem mais vendas, oferecerem os melhores preços e qualidade em seus produtos e serviços.

Para chegar a esse patamar é preciso trabalhar duro e pensar fora da caixa entregando soluções e se posicionando estrategicamente para criar algo chamado de vantagem competitiva. Apesar de parecer simples, esse conceito vai muito além do preço praticado ou do custo/benefício oferecido.

Na era da experiência, é preciso entregar soluções e resolver as dores dos consumidores, agregar valor ao seu empreendimento e criar modelos de negócio com pouca probabilidade de ser copiado por concorrentes.

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse tema e como medir as vantagens já inerentes ou que podem ser criadas para os seus produtos ou serviços. Confira a seguir.

O que é vantagem competitiva de verdade

Atender rápido, entregar os melhores preços do mercado e ter um produto ou serviço satisfatório. Todos esses fatores são importantes na busca por vantagem competitiva.

Entretanto, estão ligados unicamente a uma eficiência operacional e ao menor custo. Isso significa que outras empresas podem aparecer e eventualmente conseguir retirar o seu negócio dessa posição de destaque.

Receba Dicas Exclusivas Para Ter Mais Crescimento Na Sua Empresa!

Michael Porter, professor universitário da Harvard Business School, que publicou diversos livros sobre vantagem e estratégias competitivas divide esse tipo de conceito em dois tipos, sendo eles o de menor custo (que exemplificamos acima) e o de diferenciação (que vamos exemplificar abaixo).

A grande vantagem competitiva está inerente à diferenciação e a capacidade de resolver problemas que outras empresas não conseguem.

Vamos trazer um exemplo aqui da 99 para ficar mais claro. Em comparação com uma frota própria a 99 Empresas consegue trazer mais economia para as empresas parceiras do serviço.

Oferecemos uma série de motoristas parceiros cadastrados em diversos pontos das cidades pelo País e os nosso clientes não precisam se preocupar com a manutenção dos veículos, com os custos dos motoristas ou pela contratação de seguros, além disso, é possível fazer um controle rigoroso do gasto com corridas corporativas usando a plataforma ou limitando os gastos.

Veja que o serviço de transporte já existia antes da 99 Empresas, seja pelo uso de uma frota própria ou até mesmo pelo reembolso de colaboradores. Uma das nossas vantagens competitivas está justamente em entregar uma solução para os clientes que precisam de maior controle do benefício do transporte de funcionários, querem economizar e precisam de praticidade no dia a dia.

Talvez a sua empresa esteja em um nível de atuação menor, trabalhe com um nicho mais específico e nós entendemos isso. Mas o caminho é encontrar vantagens competitivas dentro do seu mercado. Analise seus concorrentes, procure por oportunidades e entenda o que você pode fazer que eles ainda não estão fazendo e que dificilmente conseguiriam copiar.

Veja também: Soluções inovadoras para o cotidiano das empresas

Analisando vantagens competitivas com o VRIO

Uma das técnicas usadas para analisar a vantagem competitiva é o VRIO. Essa sigla é derivada das palavras inglesas Value (Valor), Rareness (Raridade), Imitability (Imitabilidade) e Organization (organização).

O modelo VRIO pode trazer um panorama geral de produtos, serviços, modelos de negócio ou de organização de uma área específica da sua empresa. Como por exemplo, ajudar a responder quais os diferenciais da cultura organizacional da sua empresa, do atendimento aos clientes ou dos recursos humanos.

Destrinchando o conceito do VRIO

Para definir se os setores, áreas, recursos ou produtos da sua empresa têm vantagem competitiva eles precisam atender os quatro requisitos do VRIO, que são derivados da tradução das palavras que compõem a sigla. Confira a seguir.

 

  • Valor

 

O valor está relacionado com o valor do mercado, isso é o quanto a sua equipe consegue gerar de valor com o serviço e o quanto o seu produto vale. Conseguir explorar uma oportunidade ou neutralizar uma ameaça também faz parte do valor. Por exemplo, sua equipe consegue atender um número x do mercado e manter os preços melhores que os do seus concorrentes, mesmo se a demanda aumentar ou cair.

 

  • Raridade

 

Quem tem acesso aos mesmos recursos que a sua empresa? Esses recursos são de fácil obtenção? Entenda que a palavra ‘recurso’ pode estar ligado desde a matéria-prima e conhecimento até os recursos humanos. Pode ser que a sua organização detenha os melhores profissionais do mercado ou de uma determinada área e/ou domine um método de trabalho único.  

 

  • Imitabilidade

 

O quão difícil ou fácil é imitar o seu recurso ou capacidade? Será muito custoso para um concorrente desenvolver um parecido ou igual?  Esse é um dos maiores desafios. Quase tudo pode ser imitável em certo nível e em alguns casos até aprimorado por concorrentes. Mas boas ideias quando bem implementadas sempre trazem retorno.

 

  • Organização

 

Sua empresa tem às mãos um recurso único. Produtos de primeira linha, serviços inovadores, mas a sua organização está devidamente preparada para extrair e capturar o máximo de valor desses recursos? Esse alinhamento da equipe é muito importante para complementar e estruturar com eficácia o modelo VRIO na empresa.

Agora que você já sabe o que é vantagem competitiva e como mensurar esse conceito com o método VRIO, fique atento para essas ferramentas na hora de criar o seu próximo planejamento estratégico.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiência conosco e com os outros leitores.

Você já conhece a 99 Empresas? Clique aqui e conheça uma forma de desburocratizar e agilizar o transporte de funcionários no seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *