Funcionário verifica itinerário pelo aplicativo da 99

4 sinais de que está na hora de sua empresa investir em mobilidade corporativa

Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de parar no tempo. Por mais que os cenários político e econômico não estejam favoráveis para o negócio, é importante que empresários e gestores se mantenham sempre atualizados sobre as tendências do mercado.

Investir na parte estrutural da empresa, em conhecimento e em recursos para a equipe é essencial para que a organização cresça de forma contínua e sustentável. Olhar o que os concorrentes estão fazendo é uma forma de avaliar se a sua empresa está no rumo certo.

No entanto, é preciso levar em consideração que até mesmo seus concorrentes estejam ultrapassados em determinados aspectos. E para que sua empresa nunca deixe de inovar e você possa inspirar sua equipe a sempre fazer diferente, é necessário buscar referências de fora ou de outros segmentos de mercado.

Participar de feiras, workshops, palestras e conversar com profissionais de outras áreas é uma boa maneira de se manter atualizado e buscar soluções diferentes para problemas dentro da sua empresa. A verdade é que ficar preso na parte operacional não ajudará a conquistar mais clientes, conhecer potenciais parceiros de negócio e, muito menos, trazer inovação para a empresa.

Alguns conceitos passam a fazer parte do dia a dia do mundo corporativo, mas muitos profissionais não entendem como podem fazer parte na prática do seu negócio. Saiba que, atualmente, o conceito de mobilidade corporativa, ou mobilidade empresarial, está em alta. Mas, afinal, do que se trata e como sua empresa pode ganhar com isso? Vamos por partes.

Basicamente, uma organização que investe em mobilidade corporativa permite que sua equipe desempenhe as atividades do trabalho em qualquer outro local, como casa, em um coworking, ou em uma cidade longe da sede. Como existem diferentes estágios de mobilidade corporativa, algumas empresas já adotam esse conceito e nem sabem. Mas aprofundar e se beneficiar de todas as suas vantagens é fácil.

Por exemplo, se um profissional consegue acessar o e-mail da empresa de forma segura fora do local de trabalho significa que a organização oferece mobilidade corporativa. No entanto, para que isso seja realmente vantajoso para a organização, a área de tecnologia precisa investir em soluções que protejam os dados confidenciais e evitar que eles sejam alvos de criminosos digitais.

Agora, vamos reunir os principais sinais de que está na hora de sua empresa investir em mobilidade corporativa. Se você se identificar com os fatores que reunimos aqui, não perca tempo e comece a inovar já!

Sua empresa precisa otimizar tempo e recursos

Se a sua empresa lida com vendas externas, sabe que é muito importante que seus vendedores tenham acesso ao catálogo de produtos, informações sobre os clientes, tabela de preços atualizada, entre outros dados de forma fácil e rápida.

Mas fica impraticável se tudo o que ele precisa fica na rede da empresa em um arquivo que é compartilhado por todos, mas que demanda acesso presencial. Além de gerar transtornos, o cliente, às vezes, precisa ter os documentos em mãos para tomar a melhor decisão e não quer esperar o vendedor voltar para a empresa para, em seguida, mandar para ele.

Se você deseja otimizar tempo e recursos, esse é um sinal de que está na hora de sua empresa investir em mobilidade corporativa. Para que isso aconteça é importante que as informações sejam armazenadas na nuvem. Assim, qualquer pessoa que precise consultar esses dados poderá ter acesso sem burocracia.

No entanto é importante ressaltar que a segurança dessas informações precisa ser redobrada, pois, caso contrário, a perda deles pode gerar prejuízos para a empresa. Outra vantagem é que mesmo que aconteça algum acidente na sede da empresa, como incêndio ou queda de energia, os dados estarão protegidos na nuvem.

É preciso aumentar a produtividade da equipe

Todos querem fazer mais com menos, mas nem sempre conseguem. A verdade é que manter o nível de produtividade alto de uma equipe não é fácil, pois é importante que o contexto ajude as pessoas a se sentir mais motivadas. Mas a mobilidade corporativa pode ser a solução para esse problema.

O sonho de muitos profissionais é poder trabalhar de onde estiver, sem a necessidade de ir todos os dias para a sede da empresa. Se você acha que isso pode ser ruim, pois as pessoas podem procrastinar mais, está muito enganado.

Acaba que sua equipe vai se sentir mais motivada ao trabalhar em um ambiente diferente, poderá resolver problemas em uma visita com o cliente e até mesmo utilizar o tempo de deslocamento para preparar uma apresentação, por exemplo. Quem utiliza a 99 para se locomover, por exemplo, pode ficar tranquilo para trabalhar, pois não precisa se preocupar com o trânsito nem em dirigir.

Muitas organizações, hoje, investem na mobilidade corporativa justamente porque entendem que não é preciso necessariamente estar fisicamente na empresa para que o trabalho seja bem-feito. O estresse da rotina pode levar a sua equipe a render bem menos do que ela pode. Para inspirar pensamentos inovadores é preciso fazer as coisas de uma forma diferente.

Sua empresa está com despesas fixas altas

Uma empresa precisa lidar com gastos como aluguel, eletricidade, água, equipamentos de escritório, internet, segurança, entre outros. São custos altos para que todos os funcionários possam trabalhar com qualidade. No entanto, o aluguel de espaços físicos, hoje, está cada vez mais alto. Dependendo da localização do escritório, o valor do metro quadrado é inviável para manter uma equipe.

Por isso, o conceito de mobilidade corporativa está tão em alta. Imagine poder trabalhar de forma totalmente remota? A economia gerada ao deixar de gastar com aluguel, água, segurança, entre outros, é enorme. Para que isso dê certo é importante contratar as pessoas certas.

Não é todo mundo que consegue trabalhar remotamente, mas existem profissionais que têm exatamente esse perfil. Para esse tipo de pessoa é até melhor que cada um tenha seu espaço, possa trabalhar sem interferência e não precise se deslocar todos os dias para a sede de uma empresa.

Você está perdendo clientes

Assim como o mundo corporativo é movido por mudanças, os clientes também querem ver que sua empresa investe em práticas para atender às suas necessidades. E a mobilidade corporativa tem tudo para mudar a forma como o ciclo de vendas da sua empresa ocorre.

Veja bem, com a ajuda da tecnologia é possível mudar a maneira como sua equipe faz a pré-venda e o pós-venda. Ao permitir que o profissional trabalhe de onde for preciso, ele não precisa estar no escritório para desenvolver as atividades administrativas. Dessa maneira, sobra mais tempo para focar no que é realmente importante.

Hoje, quem oferece o melhor serviço sai ganhando. A diferenciação pode vir justamente da mobilidade. Repare que a maioria dos clientes preza por um bom atendimento, se apega a um vendedor que tem tempo para explicar como funciona determinada solução e até mesmo a forma como o pedido é feito.

Para que sua empresa não perca mais clientes, invista em mobilidade corporativa para que sua equipe tenha mais disponibilidade para oferecer soluções a quem realmente precisa.

Se você identificou algum sinal de que está na hora de sua empresa investir em mobilidade corporativa, não fique parado! Busque ferramentas voltadas para o meio corporativo, como o 99 Empresas, para que você atinja seus objetivos.

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.