pessoas-fazendo-networking-conversando

5 dicas para fazer um networking com resultados

Você realmente sabe como fazer networking? Essa estratégia pode ajudar pessoas e empresas a alcançarem lugares de destaque e se aproximarem de potenciais clientes e figuras importantes do mercado, além de relembrar a sua imagem pessoal e da marca.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados e seguir algumas estratégias na hora de fazer conexões, participar de eventos e manter os contatos ativos. Separamos algumas dicas que irão te ajudar. Confira a seguir.

5 dicas de como fazer um bom networking

  1. Conheça o seu mercado e saiba se apresentar  

O que você e a sua empresa fazem? Se você pensou duas vezes antes de responder essa simples pergunta, ou se lhe veio à cabeça uma dezena de respostas possíveis, é um sinal que é hora de trabalhar uma apresentação pessoal e do seu negócio com mais cuidado. Ter essas respostas na ponta da língua serão um grande diferencial na hora de conhecer um novo contato para sua rede de networking ou se apresentar em um evento. No entanto, entenda que não é um momento de simplesmente expor o seu currículo ou feitos, trabalhe uma história real do seu progresso e conquistas no mercado e inclua as suas expertises e obstáculos transpassados.

  1. Busque interesses em comum

Algumas pessoas erram em achar que uma boa rede de contatos é composta apenas por números. Essa é uma falha recorrente na hora de fazer um bom networking. Ao procurar aproximação e contatos, é importante que os interesses em comum sejam reais e os valores básicos semelhantes. De outro modo, você pode construir uma rede de pessoas que estão em outras áreas e possivelmente não terão interesse e admiração pelo seu trabalho.

  1. Como fazer networking no Linkedin?         

Para o Linkedin, uma das redes sociais mais conhecidas voltada ao mercado, as dicas do tópico anterior são muito importantes! Adicionar e aceitar contatos aleatoriamente pode ser um erro. Conecte-se aos profissionais que realmente fazem parte da sua área de atividade e sempre envie uma mensagem se apresentando e agradecendo pela conexão feita. Outro ponto importante é manter o seu perfil atualizado e incluir um pequeno portfólio de conquistas e experiências. Use a rede com constância, pelo menos uma vez por semana, faça posts relevantes, escreva artigos autorais e interaja com suas conexões.  

  1. Como acertar na hora fazer networking em eventos

O primeiro passo é saber o assunto do evento e dominá-lo, mesmo que ele não esteja ligado diretamente aos serviços ou produtos da sua empresa é essencial conhecer a agenda de apresentações e principais tópicos. Se for se apresentar, as dicas do primeiro item deste artigo são indispensáveis! Outras estratégias que podem te ajudar são:

  • Evite ser invasivo ao abordar os potenciais contatos;
  • Saiba conduzir conversas agradáveis;
  • Ouça com atenção os outros participantes;
  • Evite usar o celular sem necessidade;
  • Tenha um cartão pessoal e da sua empresa;
  • Não panflete seus cartões. Entregue-os apenas aos contatos com quem desenvolveu assuntos e ideias em comum.
  1. Mantenha os contatos ativos

De nada adianta ter uma rede gigante para networking e não interagir com ninguém ou apenas entrar em contato quando tiver interesse. Mantenha aproximação pelas redes sociais, comente projetos e aposte no bom e velho cafezinho de negócios para colocar o papo em dia e compartilhar experiências e ideias.

Aprenda como dar mais independência e autonomia para sua equipe:

Bem agora que você já sabe os passos básicos de como fazer um bom networking, que tal compartilhar este artigo no seu Linkedin? Estas dicas também podem ajudar as suas conexões!

Sua empresa já tem transporte corporativo? Sabia que com a 99 Empresas é possível aumentar a praticidade e o controle desse serviço no seu escritório independentemente do tamanho dele? Clique aqui e veja como começar essa parceria com a gente.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.