Retenção de talentos: como manter bons profissionais no seu time

Para prosperar, qualquer time precisa se manter entrosado e unido. É assim que funciona, seja no esporte, nas empresas ou em qualquer âmbito que exija empenho e colaboração humana. E quando acontece a perda de bons profissionais nesses times, o objetivo em comum acaba sendo prejudicado.

Nesse sentido, a retenção de talentos e o reconhecimento deles é um quesito primordial para diminuir o chamado turnover, ou seja, a alta rotatividade de profissionais na empresa. Esse tipo de estratégia de gestão garante que a sua equipe mantenha a motivação no trabalho e a união. Além de fazer com que os profissionais sempre estejam em desenvolvimento e ligados verdadeiramente aos objetivos da sua empresa.

Se a rotatividade de pessoas é um problema ou temor no seu negócio, fique atento às dicas a seguir. Elas irão aguçar sua percepção para os talentos que te cercam e irão estimular seus colaboradores a vestirem a camisa!

A retenção de talentos começa pelo reconhecimento

Para fazer uma boa retenção de talentos, você deve reconhecê-los. Isso significa investir nos seus colaboradores, principalmente nos que se destacam. Bonificações, aumentos de salários e promoções devem fazer parte desses quadros de reconhecimento. Claro, nem sempre será possível aumentar o ticket médio gasto com os salários dos colaboradores.

No entanto, o reconhecimento precisa acontecer sempre que preciso. Em casos em que ainda não é possível aumentar o salário, tenha opções que não envolvam diretamente o dinheiro, como oferecer dias de folga, cursos ou premiações com itens simples.

Plano de carreira: todo mundo gosta de saber para onde vai

Com toda certeza você traça planos para sua empresa e tem objetivos a curto e longo prazo que deseja concretizar. Por que com seus funcionários seria diferente? Eles também querem saber para onde estão indo. Portanto, empenhe-se em criar planos de carreira para cada área da empresa e tenha essa informação sempre transparente para o seu time.

Seja claro até onde cada um pode chegar dentro da organização e como podem iniciar essa trajetória de crescimento. Dessa forma, seus colaboradores saberão que é possível crescer profissionalmente na empresa e irão se empenhar ainda mais no trabalho.

Indique capacitações e sempre ofereça treinamentos que ajudem a desenvolver os interessados em progredir na carreira. Lembre-se o desenvolvimento do seu time está ligado diretamente ao crescimento da sua empresa.

Bem-estar ajuda na retenção de talentos

Um bom ambiente de trabalho é essencial tanto para reter talentos, como para garantir uma boa produtividade da sua equipe. Entre as táticas, estão uma boa divisão e organização de tarefas, feedbacks frequentes e um diálogo sempre aberto com o time para resolver problemas que possam existir entre eles ou diretamente com a empresa.

Estar aberto para ouvir seus colaboradores é sempre o primeiro passo para evitar insatisfações e um ambiente de trabalho tóxico e desmotivador. Separe algum tempo para literalmente ouvir os sonhos e desejos de cada um que faz parte do quadro de colaboradores da sua empresa.

Dessa maneira, é possível alinhar expectativas reais e ajudar a amenizar problemas que prejudiquem o dia a dia da empresa. Uma pesquisa de clima organizacional também é uma boa ferramenta e serve como termômetro para medir o bem-estar no ambiente de trabalho.

Valorize o seu time

Responda rápido: você quer superar seus concorrentes? Se a resposta for sim (e com grande chance será), valorizar o seu time é algo que não pode escapar do seu radar como gestor. Se você ainda não é capaz de pagar salários mais altos do que o do seus concorrentes, tenha certeza de que o valor que oferece é compatível com o mercado, assim como os benefícios.

Em hipótese alguma aumente as responsabilidades de um colaborador sem aumentar proporcionalmente os seus recebimentos. Esse cenário pode acontecer com alguma facilidade em empresas grandes e pequenas que não têm um plano de carreira concreto. Sendo extremamente desestimulante para quem se vê inserido nessa situação.

Gostou!? Então compartilhe! Você sabia que a 99 tem uma plataforma e plano especialmente para empresas? Clique aqui e confira as facilidades e benefícios da 99 Empresas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *