Gestão de metas: o primeiro passo para uma jornada de sucesso

Se o primeiro passo é o começo de tudo para uma grande jornada, para que ela seja bem-sucedida é preciso saber para onde se está caminhando. E, dentro das empresas, a gestão de metas, ou seja, o acompanhamento de como os objetivos estão sendo trabalhados e atingidos, deve servir como uma bússola nessa corrida para o sucesso.

Para isso, é preciso saber quais objetivos se quer atingir, continuar seguindo em frente, lidando com as adversidades e colocar prazos para cada ponto alcançado. Por isso, no artigo de hoje, trouxemos dicas importantes sobre como fazer isso  na sua empresa e manter o ritmo sempre rumo ao crescimento. Confira a seguir:

Gestão de metas dentro da equipe

Todo grande resultado acontece primeiro com pequenas metas alcançadas. Isso é, são as ações e tarefas do dia a dia que, ao serem sempre cumpridas pontualmente por cada membro de sua equipe, irão determinar os lucros da sua empresa no final do mês, ano ou década!

Portanto, é importante que cada setor da sua equipe tenha metas diárias, semanais e mensais pelo menos. Um encarregado deve ser responsável por gerenciar se essas metas de fato estão sendo alcançadas no prazo. Se não estiverem, é preciso pensar em ações e maneiras de motivar o time.

Estabeleça as metas em conjunto

Um erro comum entre alguns líderes é deixar a ambição falar mais alto do que a capacidade de produção de sua equipe. Deixe os números de lado um pouco e escute cada um de seus colaboradores para entender o que eles precisam para se sentirem mais motivados. Para assim, poderem alcançar as metas da empresa.

Metas possíveis mantêm a motivação em alta

Não há nada mais frustrante do que voltar para casa todos os dias sem ter conseguido atingir as metas propostas pelos líderes. Portanto, não caia nesse erro e crie metas possíveis. Por isso que é extremamente importante criar esses objetivos junto com seus colaboradores.

Quando é hora de aumentar os resultados?

A gestão de metas, se bem executada e com uma equipe motivada, treinada e em número suficiente, trará os resultados que você espera. E este é o momento de aumentar as metas do seu time. Mas antes de seguir em frente, analise estes fatores:

  1. O número de colaboradores que tenho pode atender a uma demanda maior?
  2. É possível promover/dar aumento para estimular colaboradores responsáveis por metas maiores?
  3. As metas que estou criando irão desgastar o time?
  4. Novas metas podem colocar negócios já consolidados em risco por exaurir o time?
  5. Posso contratar mais funcionários no momento?
  6. O time cumpriu as metas nos últimos 3 meses?
  7. Como está o clima da empresa?

Caso haja alguma resposta negativa para este tópico, é ideal tentar resolver os problemas existentes antes de mirar em novas metas.

O segredo dos gigantes

O Vale do Silício é a terra da inovação e foi lá que surgiu uma das técnicas de gestão de metas que tem feito muitas empresas gigantes, como o Google, crescerem e se consolidarem. É o chamado OKR – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave, na tradução livre para o português).

De forma simplificada, para pequenas empresas, é ideal que o OKR contenha pelo menos três objetivos principais e não muito abrangentes. Por exemplo:

  1. Conseguir o dobro de vendas que o meu cliente costuma pedir no mês/semana;
  2. Conseguir mais consumidores de um produto específico (defina um número);
  3. Aumentar o cadastro de prospecção de novos clientes (defina um número possível);

Seguindo o exemplo do Google, as OKR’s são avaliadas trimestralmente e todo o time deve caminhar em direção aos mesmos objetivos. Dentro da rotina de trabalho, cada colaborador deve estar ciente que essas metas precisam ser alcançadas e devem ter de três a cinco metas pessoais para fazer com que isso aconteça. Se em três meses os resultados não forem satisfatórios, é preciso mudar as metas ou estratégias adotadas para chegar nelas.

Agora que você já conferiu todas essas dicas é hora de colocar em prática e alcançar as novas metas na sua empresa!

Gostou do conteúdo!? Então continue navegando pelo blog.

Você já tem uma opção de transporte corporativo? Descubra como a 99 Empresas pode te ajudar nisso clicando aqui.

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.