Homem anotando gastos em caderno

Planejamento financeiro empresarial: é hora de colocar tudo no papel

O planejamento financeiro empresarial é a forma de traçar uma projeção sobre as receitas e despesas de uma empresa. Assim, é possível criar um panorama dos custos futuros e saber de fato qual o capital da organização. Saiba como fazer isso de forma eficiente e como evitar erros na hora de levantar os dados financeiros da sua organização. Confira!

 

Planejamento financeiro empresarial: controle é a peça chave

O primeiro passo é o controle. Uma empresa precisa ter dados sobre todas as transações que envolvam o capital. Isso precisa estar documentado em planilhas ou em ferramentas que diminuam as chances de erros. Sem isso, nenhum planejamento financeiro será eficaz de verdade.

Comece armazenando as informações do fluxo de caixa, depois das contas a pagar dentro do mês e do ano e, por fim, o faturamento previsto. Com essas informações é possível ter um panorama real a partir de dados concretos.

Saiba como está sua empresa no momento

Conhecer o cenário atual do mercado e do seu empreendimento é indispensável. Faça um levantamento patrimonial para saber com exatidão o valor investido no seu negócio.

Conheça bem os seus concorrentes e os produtos e serviços que eles oferecem. Dessa forma, você poderá pensar em estratégias sólidas de precificação dos seus produtos e fazer um planejamento financeiro com mais segurança e menor chance de erros.

Nada pode ficar de fora

Pense no período de pelo menos um ano. Nesse tempo, é preciso que você inclua todos os gastos, tanto os já previsíveis, como os que podem fugir um pouco da rotina de entrada e saída. Por exemplo:

  • Salários;
  • Aluguel do imóvel;
  • Conta de energia;
  • Compra de equipamentos;
  • Manutenções de equipamentos;
  • Abatimento de empréstimos e juros;
  • Contratação de equipe;
  • Desligamento de equipe;

Faça projeções e trace metas

Feito esse planejamento dos gastos, é hora de traçar os seus objetivos financeiros. Isso significa colocar no papel onde se pretende chegar e o que é preciso fazer. Lembre-se: o cenário do mercado, mesmo com projeções, pode mudar. Portanto, crie pelo menos três análises desse possível futuro, variando no otimismo e pessimismo entre elas.

Enxugar os custos ou adiar pode ser uma boa escolha

Com todo o planejamento financeiro empresarial em mãos, você pode analisar como reduzir custos. Adiar algumas saídas de caixa também pode ser uma boa opção.

Mas cuidado, nunca faça isso com contas ou outras responsabilidades que incluem juros. Esse tipo de alternativa pode ser benéfica com pagamentos em que é possível parcelar sem juros ou outros investimentos que podem ser feitos em um melhor momento financeiro, como a expansão das unidades ou reforma do imóvel.

Gostou do conteúdo? Comente sobre sua experiência com o planejamento financeiro empresarial! Quer saber como reduzir os custos com o transporte corporativo? Conheça a 99 Empresas e saiba como! Clique aqui e descubra.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *