Advogado folheia livro de Direito

5 segredos dos advogados de sucesso

Em um mercado altamente competitivo, muitos profissionais graduados em Direito encontram dificuldades para se destacar no meio de trabalho. A verdade é que, mesmo que um advogado tenha um currículo invejável, com especializações, pós-graduações, mestrado ou doutorado, não encontra um emprego tão facilmente. No contexto atual, ter conhecimento acadêmico é importante, mas não garante uma cartela de clientes ou uma chance de trabalhar em escritórios de advocacia renomados.

Por outro lado, quem tem bastante experiência prática, mas não investiu em cursos, também enfrenta obstáculos para crescer na carreira. Até porque é esperado que um advogado continue a buscar conhecimento, faça cursos especializados na sua área e não deixe os estudos de lado.

Mas, afinal, o que significa ser um advogado de sucesso? Primeiramente, o equilíbrio entre o conhecimento acadêmico e o prático deve existir. Independentemente de o advogado ser um profissional liberal, empregado ou sócio de um escritório, é importante dedicar um tempo para buscar o autoconhecimento e encontrar maneiras de crescer profissionalmente.

Para construir uma carreira sólida é preciso se atentar a alguns fatores, por isso reunimos 6 segredos dos advogados de sucesso. Inspire-se, coloque as dicas em prática e colha os frutos no futuro!

Sabem se comunicar bem

Não basta escrever de forma clara e objetiva. Um advogado de sucesso deve saber como se comunicar com seu interlocutor. Do cliente ao sócio do escritório, é importante utilizar as palavras corretas e manifestar sua opinião sem rodeios. Outro fator crucial para uma boa comunicação é saber escutar. Na prática, ouvir sem interromper não é tão fácil assim.

Outra situação: pense em como deve ser frustrante para um cliente ou potencial empregador receber um e-mail com erros de concordância ou com ideias confusas sobre determinado assunto? Não subestime o poder de uma mensagem bem escrita.

Uma forma de praticar que não custa nada é ler bastante. A leitura contribui para que o vocabulário do profissional aumente, torna a tarefa de escrever muito mais fácil e ajuda, também, a buscar inspiração para resolver os problemas dos clientes.

Advogados de sucesso têm visão empreendedora

Um advogado também precisa ter uma visão estratégica da sua profissão. Independentemente se for dono de um escritório ou não, somente aquele que souber se posicionar estrategicamente no mercado poderá se destacar. O que isso significa?

Advogados de sucesso sabem criar seu diferencial, têm habilidades importantes, como controle emocional e resiliência. O empreendedorismo deve ser encarado como uma maneira de levar o conhecimento jurídico da melhor maneira e do jeito mais rentável. Não adianta você ser bom, mas não saber cobrar, por exemplo.

Da mesma maneira, receber muito dinheiro não significa ter lucratividade. Prospectar clientes tem relação direta com saber fazer um networking. Construir uma rede de contatos é uma das principais características de empreendedores. Um advogado de sucesso necessita ter pessoas acessíveis com as quais ele possa trocar ideias, tirar dúvidas e se inspirar.

Usam a tecnologia a seu favor

É real. Há pessoas que se gabam de não saber mexer em aplicativos ou softwares de gestão. Além de ser um pensamento extremamente ultrapassado, o profissional que reluta em aprender, a inovar e a investir em ferramentas novas acaba ficando para trás.

Um advogado que souber usar a tecnologia a seu favor tem muito mais chance de ter uma carreira de sucesso do que aquele que se recusa a buscar apoio em plataformas diferentes. Atualmente existem diversos softwares jurídicos com o objetivo de facilitar o dia a dia de um advogado.

Existem sistemas que permitem acompanhar o controle processual, geram relatórios e até mostram o fluxo de caixa do escritório. Já outros programas têm modelos de minutas de contratos, procurações, análises gerenciais e armazenam documentos na nuvem. A vantagem é que os softwares podem ser acessados pelos envolvidos naquela tarefa de qualquer lugar, desde que tenham internet.

A tecnologia também pode ser a melhor aliada para economizar tempo e aumentar a produtividade. Um advogado que usa o 99Corp para se locomover não só ganha em agilidade como reduz os custos com transporte. Veja bem, fazer reuniões com clientes, encontrar com parceiros e buscar documentos são atividades do cotidiano.

Quando não existe controle por meio de uma ferramenta fica fácil gastar mais do que o orçamento permite. Em outros casos, é a burocracia desnecessária para conseguir os reembolsos de notas que faz com que um advogado perca tempo na hora de prestar as contas para a área financeira do escritório.

O 99Corp é a solução corporativa de transporte para quem deseja ter gestão de controle e rapidez para se deslocar. Como você pode contar tanto com a opção do táxi quanto do carro particular, em até cinco minutos o veículo chegará para que você dê início à sua corrida. Atrasos em almoços ou reuniões com clientes? Nunca mais!

Valorizam os parceiros e colaboradores

Saber trabalhar em equipe não é fácil. E, apesar de ser uma habilidade essencial para que um ambiente de trabalho seja harmônico, muitos profissionais não ligam para esse aspecto. Um dos segredos de advogados de sucesso é justamente valorizar os parceiros e trabalhar bem com qualquer pessoa, independentemente do seu nível hierárquico.

Apesar de a advocacia ser um ramo em que a formalidade predomina, hoje o mercado exige que um advogado seja mais líder do que chefe quando falamos de gestão de pessoas. Ou seja, é importante saber incentivar a equipe a trabalhar de forma mais produtiva, inspirar os colaboradores a agir de forma ética e a gerenciar os processos para que ninguém tenha de apagar incêndios eternamente.

O poder nem sempre faz com que você consiga que as tarefas sejam entregues. Por isso, saber se comunicar é indispensável para quem almeja ter uma carreira de sucesso. Os fluxos de trabalho precisam estar alinhados com o planejamento da equipe e também com as entregas individuais.

Um advogado não consegue fazer tudo sozinho, por isso saber delegar é outra habilidade que deve ser desenvolvida. Mas não é só deixar a tarefa com alguém e pronto. Acompanhar o processo, verificar se a pessoa está com dúvida e dar feedback são passos importantes para que o resultado final seja positivo.

Delegar exige acompanhamento para evitar retrabalhos e comunicação para evitar perda de tempo. E, claro, muita confiança. Como foi dito acima, valorizar os parceiros e colaboradores é um dos segredos de advogados de sucesso.

Estão sempre bem informados

Jornais, revistas, livros, séries, documentários ou filmes. Um bom advogado precisa se manter atualizado por mais que a rotina aperte. Falta de tempo não pode ser uma desculpa para que um profissional fique por fora das últimas notícias, de entrevistas com especialistas da área ou de documentários que tragam informações jurídicas.

Ser bem informado é essencial para quem deseja manter uma boa imagem perante o cliente e também para inspirar a confiança de seus pares. Uma maneira de aproveitar bem o tempo durante deslocamentos para reuniões é colocar as leituras em dia.

Com o 99Corp fica muito mais fácil, pois não é preciso se preocupar em dirigir ou instruir o motorista sobre o caminho. Basta chamar o veículo no aplicativo, embarcar e aproveitar a corrida para se informar.

O que achou dos segredos dos advogados de sucesso? Faça uma reflexão e descubra em quais pontos você precisa melhorar. Não deixe para depois e se informe, analise seu currículo, reveja seu comportamento em equipe e abrace a tecnologia. Soluções corporativas como o 99Corp são feitas para ajudar profissionais a aumentar a produtividade e economizar tempo!

Veja Também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.