Passageira dentro do carro olha para a janela

Táxi corporativo X tradicional: qual é a diferença para a empresa?

Táxi: um daqueles serviços que a sua empresa não pode ficar sem. Ele é a melhor alternativa para facilitar o deslocamento dos funcionários em atividades como eventos, visitas e reuniões externas. Ou você arriscaria colocar seus colaboradores no transporte público, especialmente em uma ocasião importante? Com certeza, sua resposta é não.

Hoje você pode contar com tipos diferentes; além do táxi tradicional, sua empresa também pode usar o táxi corporativo.

Mas, espera um pouco… qual é a diferença entre eles? Bem, essa é a pergunta que vamos responder. Então, quer saber como o táxi tradicional e o corporativo funcionam diante de 5 diferentes aspectos? Fique de olho no nosso comparativo!

1. Controle

A primeira grande diferença entre o táxi corporativo e a versão tradicional está na forma como pode ser feito o controle do uso do serviço.

Quando uma empresa opta pelo táxi tradicional, para evitar que os colaboradores abusem e peçam transporte mesmo quando não é preciso, a solução é centralizar. Uma única pessoa — por exemplo, a secretária — fica responsável por solicitar e agendar todas as corridas.

O grande problema é que, se essa pessoa estiver ausente algum dia, toda a organização da mobilidade corporativa fica prejudicada. Sem mencionar o fato de que, sejamos honestos: coitada da secretária! Vai ficar louca coordenando a agenda de todo mundo!

Enquanto isso, ao escolher o táxi corporativo, você caminha na direção oposta: descentralização. Isso significa que cada colaborador pode fazer suas próprias solicitações de transporte.

E como fica o controle? Bem, esse problema é resolvido em três níveis.

Em primeiro lugar, só os colaboradores cadastrados e autorizados podem pedir táxi.

Em segundo lugar, você pode exigir uma justificativa obrigatória. Isso significa que, para solicitar o carro pelo app, seu colaborador terá que explicar porque precisa do transporte.

Em terceiro lugar, todas as viagens ficam registradas com detalhes. Depois, o responsável pode analisar o uso e, caso seja detectada alguma irregularidade, retirar o acesso do colaborador ao aplicativo.

2. Gestão dos gastos

Entre as preocupações de uma empresa, economia ocupa sempre um dos primeiros lugares da lista. É claro que não é diferente com relação ao transporte dos colaboradores. Então, qual é a diferença entre a gestão dos gastos do táxi tradicional e do táxi corporativo?

No caso do primeiro, a gestão é feita “à moda antiga”. Em outras palavras, um processo complexo e burocrático. Para agilizar, aqui vai um resumo:

  • colaborador que usou o táxi traz um recibo e entrega ao setor financeiro;
  • setor financeiro reúne os recibos entregues por todos os funcionários em um determinado período (por exemplo, um mês);
  • setor financeiro compila os dados, criando planilhas, demonstrativos e gráficos;
  • com base nesses relatórios, o gestor da empresa analisa os gastos com transporte.

Bom, o táxi corporativo chegou e resolveu esse problema de uma vez por todas. Como? Os relatórios são gerados automaticamente dentro da plataforma, e atualizados em tempo real!

O gestor pode, a qualquer momento, visualizar os gastos da empresa — inclusive filtrando os relatórios para obter dados mais refinados e específicos. Tudo isso sem precisar comprometer a equipe do setor financeiro com nenhum trabalho adicional.

3. Segurança

Uma empresa séria entende que a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores devem ser “top priority” — prioridade total. Nenhuma economia de tempo ou dinheiro vale a pena, se causa um prejuízo à equipe.

Então, vamos comparar como o táxi tradicional e o corporativo se saem nesse quesito?

O táxi tradicional tem um perfil de risco, pois você não tem nenhuma informação sobre o motorista que está contratando. E, quando falamos em risco, é em um sentido bem amplo: o taxista pode ser um motorista descuidado ou ser um maníaco assassino. Como saber? Simplesmente impossível.

Enquanto isso, o táxi corporativo é muito mais seguro, pois todos os motoristas que atendem dentro do aplicativo passam por um processo de cadastramento e são avaliados continuamente. Se um deles apresenta problemas, ele é rapidamente retirado do app. E qualquer pessoa na sua equipe (incluindo você mesmo) pode facilmente reportar uma experiência negativa, para ajudar a manter apenas os melhores motoristas na ativa.

4. Economia

Quem nunca pegou um táxi e terminou a corrida sem entender como o preço foi calculado? Realmente, esse é o grande problema do táxi tradicional. Existe pouca transparência em relação às tarifas. Isso, quando o motorista não desliga o taxímetro e faz seu próprio preço.

Com o táxi corporativo, é diferente. As empresas divulgam sua fórmula de cálculo, para que todos os usuários saibam como e pelo que estão sendo cobrados. Além disso, quando você faz a solicitação no aplicativo, já recebe uma estimativa do valor final da corrida.

Para completar, já está comprovado que as tarifas do táxi corporativo são menores. Uma empresa pode economizar até 50% ao ano, optando por este serviço. Imagine o que isso representa, em termos de orçamento livre para investir em coisas mais importantes! Fica óbvio que escolher o táxi corporativo é uma decisão estratégica para beneficiar seu negócio.

5. Flexibilidade

O último item do nosso comparativo é a flexibilidade de cada serviço. Afinal, na teoria, você sempre vai ter tempo para planejar e agendar o transporte da sua equipe; mas nem tudo é tão certinho na prática.

Imagine, por exemplo, que um dos seus colaboradores tem uma importante reunião de negócios. A reunião deveria terminar às 19h, cedo o bastante para que ele pudesse encontrar facilmente um táxi tradicional e voltar para casa.

Porém, as discussões se esticam até às 22h. Nesse horário, será que ele deve sair procurando um ponto de táxi por aí?

Claro que não! Com o táxi corporativo, bastam alguns toques na tela do celular para localizar o motorista mais próximo, que chegará ao local de partida em poucos minutos. A qualquer hora do dia ou da noite! Dá pra ser mais fácil que isso?

Para uma empresa que precisa, regularmente, oferecer transporte aos colaboradores, o táxi corporativo traz as melhores vantagens. Mas o que você viu nesse post é apenas uma pequena amostra, caro leitor!

Se você quiser saber mais sobre como ele funciona e como sua empresa pode adotar essa alternativa de mobilidade, entre em contato com o 99Corp. Nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a entender de que maneiras o táxi corporativo pode ajudar seu negócio.


Veja Também

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *